O mercado da computação gráfica não para de inovar, mas já não é novidade para ninguém a existência dos Óculos 360 para visualização de vídeos ou imagens em 360º. No entanto, no ramo da arquitetura, essa tecnologia ainda está começando a ser explorada e se você ainda não utiliza nas suas apresentações, está esperando o quê?! Neste post você vai aprender diferentes maneiras de apresentar seus projetos em 360º e encantar seus clientes. Vamos nessa?
Esta postagem vai abranger técnicas que podem ser aplicadas principalmente em projetos de arquitetura, mas algumas delas vão servir para outros mercados, de fotografia 360 ou jogos, por exemplo. Em geral, é necessário que para fazer o processo de conversão para o óculos de RV, exista uma imagem 360 ou um Render 360, que pode ser criado nos softwares de 3D. Veja um exemplo de imagem 360 desenvolvida em um software de 3D:
Renderização 360º - Acervo da CG Plus. Feito por Fabíola Karina
Esse tipo de imagem se assemelha com uma esfera planificada. Atualmente existem várias plataformas e softwares que possibilitam a hospedagem de projetos para criar visualização no Óculos de RV ou fazer verdadeiras imersões virtuais (possibilidade de animação da cena e fazer o usuário "caminhar" por ela) e muitos deles têm versões gratuitas. Vou listar as principais plataformas online e programas que podem ser utilizados para tais fins:
Há alguns anos o Facebook deu a possibilidade de aplicar vídeos e imagens 360 em sua plataforma. Foi uma grande empolgação na época e muita gente começou a fazer imagens para postar na rede social. O problema é que muitos ainda não sabem como fazer essa aplicação e por isso acham que existe algum erro, mas na verdade é bem simples de se fazer!
Passo 01: Vá nas propriedades da imagem, que deve estar em formato .jpg e altere, na aba Detalhes, os parâmetros Fabricante da Câmera e Modelo da Câmera respectivamente para "Ricoh Theta" e "Ricoh Theta S" (sem as aspas), como na imagem de exemplo e confirme.
Passo 02: Entre no facebook e faça uma publicação normalmente, importe a imagem que teve a propriedade alterada. Automaticamente o facebook irá converter sua imagem em uma forma de visualização em 360, que pode ser colocada no Óculos, bastando abrir a imagem por um celular.
Entenda o porquê: Ricoh Theta é uma empresa que fabrica câmeras de fotografia 360. Naturalmente, as fotos tiradas pelo equipamento Ricoh Theta S vêm com os metadados da empresa. O Facebook reconhece os metadados das câmeras 360 e converte as fotos para o modo de visualização correto. A grande sacada é que, ao alterar os metadados do render e colocar os mesmos das câmeras Ricoh Theta S, o facebook entende que vieram da câmera original. Curtiu? Vamos para o próximo método.
MEU PASSEIO VIRTUAL
Esta plataforma é um site de hospedagem de Renders e imagens 360, que tem possibilidades de criação de imersão virtual. O Meu Passeio Virtual tem a versão gratuita e as versões pagas. No modo grátis, é possível hospedar seu projeto 360 no site e, através do aplicativo para celular, acessar a sua imagem pelo mobile com a possibilidade de aplicar a visualização para óculos 360. Atualmente, o site tem compatibilidade de visualização com os mais diversos tipos de tamanhos de tela e formatos de lente, de acordo com a marca do óculos de RV. O próprio site instrui como utilizar suas ferramentas após a criação da conta. As versões pagas da plataforma permitem aplicar mais de uma imagem por projeto, criando a possibilidade de acessar ambientes diferentes controlando tudo pelos óculos, além de efeitos sonoros para dar um ar mais realista para sua ambientação.
AUTODESK RENDER IN CLOUD
Se você usa os softwares AutoCAD, Revit, 3Ds Max e outros programas da Autodesk, talvez ainda não conheça a ferramenta Render in Cloud. Cada programa possui essa ferramenta em um local específico não muito difícil de achar, mas o grande barato desta função é criar renders na núvem, utilizando os servidores da empresa, sem consumir seu computador e tendo o resultado em excelente qualidade em questão de minutos. Se você já usa o Render in Cloud, já deve conhecer a função de Renders 360.
Para funcionar, é preciso que o render seja previamente preparado nos softwares, com configuração de material, iluminação e câmera, pois o site irá apenas criar a imagem para você e adaptar para o formato 360 graus. Após a conclusão, o Render in Cloud possibilita a criação de um QR Code, que ao ser filmado por um smartphone, acessa diretamente o seu projeto 360º com a possibilidade de adaptar-se a um Óculos de RV.
UNREAL ENGINE
Entrando ainda mais nessa levada dos softwares, o Unreal Engine é uma plataforma de criação de jogos, uma das mais usadas no mundo, mas encontrou-se um ótimo software para o mercado da arquitetura! Apesar de inicialmente ter sido criado para games, o Unreal tem excelentes ferramentas de renderização que possibilitam a importação de 3Ds feitos em outros softwares. Desta forma, criar renders comuns e 360 neste programa tem sido uma ótima alternativa para quem busca um resultado inovador. O Unreal permite fazer imersão de forma mais detalhada, criando também animações dos projetos de arquitetura, possibilitando efeitos sonoros, vídeos em TVs e telas, pessoas caminhando, carros, backgrounds incríveis e possibilidade de programação, para criar controles a quem está usando o óculos de RV. Assim, quem visualiza sua cena, pode "caminhar", escolher os ambientes que deseja entrar e se encantar com o resultado. A CG Plus é um dos poucos estúdios que está começando a trabalhar com esta ferramenta na cidade de São Luís.
Existem outros softwares, como o Unity3D (também engine de jogo utilizada para criação de imersão virtual) que também atuam neste mercado da arquitetura, além de outras plataformas gratuitas de hospedagem de imagens 360 com adaptação para os Óculos de RV. Se você acha que faltou colocarmos alguma muito importante e que gostaria de ter visto, deixa aí nos comentários que vamos adicionar! No mais, esperamos que essas informações possam ajudar de alguma forma a mudar a sua maneira de apresentar seus projetos!
Curtiu? Deixa o like no final e seu comentário. Compartilhe esse post com quem possa se interessar pelo tema. Forte abraço a todos!